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Glossário da qualidade

Ação Corretiva Atitude tomada para corrigir não conformidades identificadas e evitar que ocorram novamente.

 

Ação Preventiva Atitude tomada para prevenir a ocorrência de possíveis não conformidades.

 

Atividade de Valor Acrescentado Atividade que acrescenta valor ao produto ou serviço quando recebido por um cliente ou clientes.

 

Auditor Profissional responsável pela execução da auditoria. Um auditor deve avaliar fatos e evidências objetivas, passíveis de verificação e comprovação.

 

Auditoria da Qualidade Exame sistemático e independente para verificar os planos da qualidade da empresa e a sua implementação. É importante observar que uma auditoria da qualidade não tem caráter punitivo e pode, inclusive, na maioria das vezes, gerar novas oportunidades de melhoria.

 

Benchmarking Comparação das práticas, processos e produtos da empresa com os dos líderes, inclusive de setores diferentes.

 

Brainstorming Técnica para reunir rapidamente ideias provenientes de membros de uma equipe sobre um tópico particular. Uma das características principais de um brainstorming eficaz diz respeito ao fato de todos serem encorajados a falar, sem qualquer tipo de análise, discussão ou crítica para que as ideias venham à superfície.

 

CAD/CAM (Computer Aided Design / Computer Aided Manufacturing) O projeto e a fabricação assistidos por computador.

 

Calibração Conjunto de operações que estabelecem a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição. Ajusta a exatidão do aparelho, medida pelo seu erro, reduzindo-o a valores aceitáveis.

 

Certificação Garantia de que a empresa, o processo e o produto têm um nível aceitável de qualidade.

 

Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act -- planeje-faça-verifique-aja) O PDCA é a descrição da forma como as mudanças devem ser efetuadas numa organização da qualidade. Não inclui apenas os passos do planejamento e implementação de uma mudança, mas também a verificação se as alterações produziram a melhoria desejada ou esperada, agindo de forma a ajustar, corrigir ou efetuar uma melhoria adicional com base no passo de verificação.

 

Círculos da Qualidade Grupos de pessoas da mesma área de trabalho, que se reúnem voluntária e periodicamente para analisar e solucionar os problemas concretos dessa área.

 

CIM (Computer Integrated Manufacturing) Fábricas coordenadas e controladas por um sistema informático integrado.

 

Cinco "S" (5 S) Programa de origem japonesa que visa a melhoria da qualidade do ambiente de trabalho e consequentemente a qualidade de vida do funcionário, de um modo geral. Fundamenta-se em cinco princípios, baseados em palavras japonesas, que são: SEIRI (senso de utilização), SEITON ( senso de arrumação), SEISO (senso de limpeza), SEIKETSU (senso de saúde e higiene) e SHITSUKE (senso de auto-disciplina).

 

Cliente Final São os consumidores do produto/serviço de uma empresa.

Clientes Intermediários São os distribuidores do produto fabricado por uma empresa.

Clientes Internos São a equipe de funcionários ou colaboradores de uma empresa.

Controle Estatístico do Processo Analisa os desvios ocorridos no processo durante a fabricação através de técnicas estatísticas, como as distribuições de frequência, amostragem, análise de regressão, etc.

 

Custos da Não Qualidade São os custos não visíveis e dificilmente quantificáveis como perdas com a parada de máquinas, atrasos, quebras de estoques, defeitos, horas extras e outras ineficiências.

 

Empowerment Procura dar maior autonomia e responsabilidade ao empregado visando reduzir os níveis hierárquicos. Vai mais longe do que as teorias da gestão participativa.

 

Enfoque no Cliente Princípio segundo o qual as decisões devem ser feitas com base no efeito que essas decisões têm nos clientes de uma organização.

 

EPC - Equipamentos de Proteção Coletiva Garantem a segurança de uma equipe de funcionários, como pisos e degraus de material adequado e sinalizado, corrimões, entre outros.

 

EPI - Equipamentos de Proteção Individual Equipamentos responsáveis pela segurança de cada funcionário de uma empresa, como capacetes, botas, luvas, entre outros.

 

Equipe de Melhoria da Qualidade Grupo de pessoas que se reúne para lidar com um problema específico. A equipe identifica e analisa processos de trabalho relevantes, desenvolve soluções, faz recomendações para a sua implementação e controla, na maioria das vezes, a mudança, revendo os resultados que daí emergem. Estas equipes são por vezes referidas por outros nomes tais como "equipe de acão de processo" ou "equipe de melhoria de processo".

 

Ferramentas Clássicas da Qualidade Inclui técnicas usadas para diagnosticar a atividade da empresa, como os fluxogramas, diagramas de Pareto ou de Ishikawa, histogramas, cartas de controle e registros e análises de dados.

 

ISO International Organization for Standardization (Organização Internacional para a Normalização).

 

ISO 9000 Conjunto de normas que visa padronizar e melhorar a qualidade das empresas no mundo inteiro. As cinco principais normas da série ISO 9000 são as seguintes:- ISO 9000: Diretrizes para seleção e uso.- ISO 9001: Modelo para garantir a qualidade do projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados.Just-in-Time Procura que se produza apenas o necessário quando necessário, eliminado os estoques. Exige simplificação de processos, grande flexibilidade e uma relação duradoura com os fornecedores.

 

Kaisen Denominação japonesa para o processo de contínuo melhoramento dos níveis da qualidade através do isolamento das causas. O objetivo é atingir "zero defeitos".

 

Manual da Qualidade Documento que registra a política da qualidade, sistemas e práticas de uma organização.

Melhoria Contínua Princípio que reza que a melhoria num produto, serviço ou processo é contínua e que deve ser sistematicamente procurada. A melhoria contínua não é somente limitada às mudanças incrementais, mas inclui igualmente alterações radicais e inovadoras.

 

Método Taguchi Técnicas estatísticas desenvolvidas pelo japonês Genichi Taguchi para otimização do design e da produção.

 

Nível Aceitável da Qualidade Número mínimo de partes que devem respeitar o padrão da qualidade, normalmente expresso em percentagem.

 

Padronização Ações seguindo um modelo/padrão planejado a fim de prevenir erros e eliminar o retrabalho.

 

Poka-Yoke Tornar o local de trabalho à prova de erros. Por exemplo: uma máquina equipada com barras orientadoras, garantindo que uma peça seja trabalhada num só sentido.

 

Programa Zero Defeitos Visa prevenir ineficiências como os defeitos e atrasos. Crosby definiu 14 fases progressivas até ser atingida uma atitude global de prevenção.

 

Qualidade São numerosas as definições, todas elas geralmente baseadas na ideia que é o binômio cliente/utilizador que determina a qualidade e não a dupla produtor/fornecedor.

 

Reengenharia Mudança ou melhoria que envolve um repensar radical da forma como a organização gere o seu negócio, incluindo a pertinência ou não de algumas das suas atividades. A gestão da qualidade diz respeito tanto a mudanças radicais (reengenharia) como a pequenas alterações incrementais.

 

Satisfação do Cliente 1) Princípio segundo o qual as decisões devem ser feitas de forma a aumentar a satisfação dos clientes; e2) Objetivo-chave de uma organização que pratica a gestão da qualidade.

 

Total Quality Management -- TQM (Gestão da Qualidade Total)Um dos mais populares nomes aplicados aos princípios e práticas da gestão da qualidade. Diz respeito à satisfação do cliente ao mais baixo custo, privilegiando uma ênfase especial nas pessoas, na sua formação e no seu envolvimento total com os objetivos da empresa.

 

 

Certificação de Sistemas

Normas de Sistemas de Gestão

NBR ISO 9001:2000

Certificados de conformidade de Sistemas de Gestão da Qualidade, para empresas industriais e prestadoras de serviços. A certificação NBR ISO 9001:2000 constitui-se em fator decisivo para o sucesso de qualquer organização, dentro de um mercado competitivo. 

ISO/TS 16949

Esta norma do Sistema de Gestão da Qualidade é específica para a cadeia automobilística, incluindo as Montadoras, Sistemistas e Fornecedores em todos os níveis. A ISO/TS 16949 trata-se de um requisito mandatório para fornecimento para as  montadoras.

A Fundação Vanzolini oferece a realização de auditorias integradas, possibilitando a avaliação de diversos Sistemas de Gestão simultaneamente, trazendo vantagens para a empresa. 

NBR ISO 14001:2004

Esta Certificação atesta que a empresa tem uma atitude ambientalmente correta, controlando seus impactos ambientais e prevenindo a geração de poluição. Com ela, a empresa obtêm vantagens competitivas como a minimização de custos, evitando taxações e paradas de produção atualmente impostas às empresas poluidoras.

OHSAS 18001

Esta certificação atesta que a empresa possui um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional. A avaliação da OHSAS 18001 é respaldada pelo Selo da Fundação Vanzolini.

A Fundação Vanzolini oferece a realização de auditorias integradas, possibilitando a avaliação de diversos Sistemas de Gestão simultaneamente, trazendo vantagens para a empresa. 

GoodPriv@cy

GoodPriv@cy é um padrão estabelecido internacionalmente que abrange requisitos para o gerenciamento da proteção e privacidade dos dados nas organizações.

A certificação GoodPriv@cy atesta que a organização certificada mantém em funcionamento um sistema de gerenciamento para a proteção dos dados, atende aos requisitos estatutários e melhora de forma contínua o gerenciamento da proteção e privacidade dos dados .

(Download da Norma)

SASSMAQ

O objetivo do Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade - SASSMAQ é o de reduzir, de forma contínua e progressiva, os riscos de acidentes nas operações de transporte e distribuição de produtos químicos. O sistema, lançado pela ABIQUIM em Maio de 2001, foi dirigido inicialmente ao modal rodoviário de transporte de cargas. 

APPCC(HACCP)

Esta certificação atesta que a empresa possui um Sistema de Gestão certificado em conformidade com a Gestão da Análise de Perigos e PontosCríticos de Controle - Segurança de Alimentos. 

TRANSQUALIT (Green, Aéreo, Farma, Frigo)

Esta Certificação atesta que a empresa possui um Sistema de Gestão Certificado em conformidade com as especificações correlata na Gestão para Transportes. 

NBR 15100 (equivalente à Norma AS 9100)

A NBR 15100, é equivalente à Norma AS 9100 (publicada pela SAE), tem a finalidade padronizar, na maior extensão possível, os requisitos para um Sistema de Gestão de Qualidade oara a indústria aeroespacial. Além dos requisitos listados na ISO 9001:2000, foram incluídos requisitos específicos do setor aeroespacial, necessários para assegurar a segurança, confiabilidade e qualidade dos produtos aeroespaciais. 

TL 9000

A Certificação de Sistema de Gestão da Qualidade com base na TL 9000 foi criada pelo QuEST Forum formado em 1996 por operadoras e fornecedoresde telecomunicações mundial.

Tem Como plataforma a Norma ISO9001:2000 e, métricas para medir o desempenho.

Seu foco é de definir um padrão consistente de expectativas da qualidade necessárias para direcionar e garantir a eficiência e a perfomance através da cadeia de fornecimento global de telecomunicações, resultando em melhores produtos e serviços ao consumidor. 

RAÇÕES

Esta certificação atesta que a empresa possui um Sistema de Gestão de acordo com o Manual de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos de Produtos para Alimentação Animal.

 

 

 

Apresentamos diversas expressões e siglas que representam conceitos importantes, que precisam ser conhecidos: